quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um momento para um sorriso.


De todas as maiores riquezas do mundo a que mais contagia é o bom humor. Ele está nos pequenos gestos otimistas e nas formas como você vê o mundo e as coisas. Se o mundo fosse menos sério e as pessoas se preocupassem menos com o que as demais pensam sobre elas, certamente a tristeza e a angústia perderiam espaço. Ter medo de ser feliz é a maior crueldade que alguém pode cometer contra si mesmo. E não falo sobre irreverência porque ela não cabe em todas as situações. Falo apenas sobre pequenos gestos que podem promover a alegria alheia porque não pode existir alegria maior do que concretizar a de alguém. Não há nada mais valioso do que o som de uma gargalhada ou o brilho nos olhos de alguém acompanhado de um sorriso por algo que você fez ou disse.
As pessoas perdem muito tempo tentando descobrir o caminho para a felicidade por meio de coisas vazias e banais e nem sequer param pra pensar na grandiosidade do que possuem e de quem têm ao lado delas. Não conseguem ver que a felicidade está nas pequenas e simples conquistas diárias. Deixam de perceber a beleza do céu quando o sol nasce e quando ele se põe anunciando a magnífica lua. Deixam de perceber os pássaros cantarolando e novas flores colorindo o ambiente.
Outras são tão presas a rotinas e tradições que não notam que a constância de suas ações as torna mecânicas. Têm tanto medo de envelhecer que deixam de aprender que a vida é composta por fases e a velhice talvez seja a mais encantadora por ser tão repleta de lembranças e aprendizados.
Vivem tão limitadas de sentimentos que nem se lembram quando foi a última vez que sentiu que era feliz de verdade ou talvez nunca tenha parado pra pensar se tudo o que faz traz a ela algum motivo pra sorrir.
De fato, vivem melhor as pessoas que sorriem independente do que lhes acontece. Que entendem que problemas são inevitáveis ao crescimento e amadurecimento humano e sabem que eles passam e dão lugares a novos. Entendem que amigos são imprescindíveis à felicidade completa na vida. Com eles você teve e ainda terá seus momentos irreverentes, suas gargalhadas, suas mais belas conquistas e seu egoísmo anulado. Viver melhor é sinônimo de tornar alegre aquilo que se apresenta triste. Esqueça tudo o que te disseram sobre amores frustrados, falsas amizades e problemas inacabáveis. Esqueça um pouco a sociedade capitalista em que você vive para prestar atenção na paisagem humana que você presencia todos os dias. No ar que você respira, na casa que você mora, na família que você tem. Perceba quantas coisas e pessoas valiosas você tem na vida e que muitas outras pessoas não tiveram oportunidade de ter. Corra atrás de quem você esqueceu. Perdoe quem um dia te magoou. Ame quem nunca demonstrou um gesto de carinho por você. Muitas vezes pessoas solitárias limitam-se a um mundo pobre e carente de belos sentimentos porque nunca sentiu que alguém realmente a amava. Esqueça todas as suas frustrações enquanto lê, enquanto canta, enquanto dança em frente ao espelho, enquanto assiste TV. Esqueça tudo o que te impediu de ser feliz.
Esqueça se te disseram que verdadeiros amores não existem. Certas mentiras são tão freqüentes que te fazem acreditar nas coisas mais absurdas. Só o tempo será capaz de te convencer que, enquanto existirem pessoas que procuram alguém que as ame de verdade, existirá um impaciente alguém desejando amar e ter um motivo a mais pra sorrir. Sim, um motivo a mais. Se você não foi capaz de sorrir até agora com tudo que conquistou e com todas as pessoas que conheceu, não espere que um amor faça isso por você. Sua felicidade não pode existir em função de outra pessoa. Ela deve existir dentro de você. Uma pessoa só se torna capaz de amar e ser feliz quando descobre seu valor.
Mais do que palavras, ela é simples e penetrante. A felicidade está do seu lado esperando que você a perceba e a transmita com o seu sorriso.

Um comentário:

  1. lindo o q vc escreveu linda moça, porém isso não pode somente ser algo para nós pensarmos, mas quem sabe até para os amantes da escrita, como vc e eu...acompanho sempre seu blog e espero um dia poder saber qm vc eh...t conhecer...se eu puder me diga...acho q nos daremos mto bem!

    ResponderExcluir