A secretária Maria Helena Guimarães de Castro atribui às baixas notas obtidas no último exame de avaliação de aprendizagem, Saeb, às falhas no sistema educacional. “O fato é que as escolas não estão sabendo alfabetizar”, disse. Ela ressalta que os motivos para isso são a falta de professores qualificados para a alfabetização das crianças e a disponibilização de materiais de boa qualidade para elas. Maria Helena também concorda com alguns educadores que dizem que a melhora do ensino só ocorrerá quando os professores tiverem tempo para preparar as aulas, mas acredita que essa é uma medida a ser estudada a longo prazo, considerando o pagamento que lhes é oferecido e que a maioria deles trabalha em duplo regime.
Como solução imediata para tais problemas, Maria Helena diz que o Estado está fazendo uma intervenção nas séries iniciais.” Nas primeiras e segundas séries os alunos terão dois professores, materiais didáticos de apoio e avaliação a cada dois meses”, afirmou. “Pela primeira vez neste ano, os alunos terão uma avaliação ao final do segundo ano que poderá reprová-los; uma reorganização da progressão continuada que terá como objetivo identificar os alunos não alfabetizados”. Haverá ainda outras intervenções para outras séries, com recuperação de aprendizagem na quinta e oitava séries, e no primeiro e terceiro anos do ensino médio.
Segundo a secretária, os alunos reclamam da falta de estímulo por parte dos professores, e como solução para isso serão criadas diversas políticas de estímulo do professor, como um bônus para comprar livros e a valorização da remuneração que lhes é oferecida.
Para tais medidas serem efetuadas, serão necessários mais professores e mais salas de aula disponíveis, para isso a secretária diz que serão feitas várias parcerias para atingir os objetivos propostos. “Os parceiros podem ser ONGs, faculdades, escolas.”, afirmou. Segundo Maria Helena, será feito um edital com exigências e um monitoramento externo que deverão ficar prontos até outubro.
O Problema da Educação nos dias de hoje é a falta de exigencias impostas pelos professores,se cada professor colocasse dedicação e fé em seus alunos,conseguiriam resultados mais satisfatorios,como disse a secretaria o problema esta no estimulo em que os professores recebem (salário muito baixo).
ResponderExcluirSe cada Professor fosse valorizado como um profissional que educa a população e que contribui para o seu melhoramento,tanto na educação quando em lições de vida,o Brasil sairia drasticamente do analfabetismo que se encontra e entraria em um mundo mais igual e sairia de um problema que afeta os países de terceiro mundo,passando assim a ficar em países de segundo mundo.
Pedro Dutra